Olá viajantes! Sejam muito bem-vindos ao nosso blog!
Hoje vamos ajudar vocês em um dos itens mais importantes da viagem: as famigeradas lembrancinhas e presentes ou – para os portenhos – “regalo”, item imprescindível para quem vem a Buenos Aires.
Vamos viajar no tempo e contar um pouquinho da história de cada item para que você possa saber o que, e para quem levar cada regalo.
A Argentina está recheada de opções para presentes que agradarão todos os gostos e certamente farão seu amigo se sentir muito especial. Temos coisas que fazem parte da cultura portenha, outras relacionadas ao futebol – que é uma paixão nacional por aqui – bem como artefatos em couro legitimo, ícones da cultura pop ou relacionadas ao tradicional tango que exerce fascínio e encantamento em pessoas de todas as idades, assim também como o clássico vinho argentino Malbec que é reconhecido como um dos melhores vinhos do mundo, e não podemos esquecer das delícias gastronômicas que você só encontrará por aqui.
Os presentes podem variar de valores simbólicos a mais significativos, isso vai depender do seu bolso e disposição para presentear.
Souvenir
O primeiro item de nossa lista são as lembrancinhas de Buenos Aires, souvenir bastante convencional como chaveiros, imãs, camisas, canecas, artigos de decoração em geral entre muitas outras coisas que você pode encontrar em diversos pontos da cidade, como bancas de revistas, lojas, galerias especificas e em feiras de artesanato.
Camisas e artigos de futebol
Camisas e artigos relacionados ao futebol, como uniformes completos, xícaras e chaveiros também são uma ótima opção para presentear. Existem lojas especializadas e inclusive você pode personalizar e colocar na hora o nome de quem desejar na camisa.
Peles e Couro
Artigos e peças em couro também são um ícone tipicamente argentino, já que no séc. XIX, isso mesmo, há mais de 150 anos, já possuía o posto de melhor couro do mundo. Assim que, por aqui você encontra variedades de jaquetas, bolsas, carteiras, sapatos, casacos de pele e muitos outros artefatos como de decoração em couro legitimo e da melhor qualidade e com melhor preço que no Brasil.
Mafalda
Personagem criada há pouco mais de cinquenta anos pelo humorista gráfico argentino Joaquim Salvador Lavado, mais conhecido como Quino, a Mafalda é hoje um ícone da cultura pop. Estampada em todos os cantos, é uma pequena menina intelectual e esperta, hoje também é símbolo de luta social com fama internacional, além de que suas tirinhas já foram traduzidas para diversas línguas, espalhadas ao redor do mundo.
Presentear alguém com a Mafalda é um ato de liberdade e engajamento sociocultural pois, além de linda, essa menininha inteligente está vinculada a vários projetos sociais como a UNICEF, Ministério das Relações Exteriores da Argentina, entre outros.
Ah, se você passar por San Telmo não se esqueça de tirar uma foto com a estátua da Mafalda, que está situada entre as ruas Chile e Defensa.
Tango
Tango é um assunto que todo portenho tem orgulho de falar, faz parte do Patrimônio Argentino, nasceu no Séc. XIX ainda somente como música, quando a Argentina passava por um momento de crescimento, sofreu influência africana e também europeia, dando lugar a uma fusão musical, nascendo assim a milonga, um ritmo mais rápido e depois o tango.
Não se sabe ao certo sua data de nascimento, pois como era uma arte extremamente urbana e popular, seus artistas não se preocupavam muito em publicar as partituras, desde o início era entendida como uma dança de casal e as pessoas praticavam nas ruas e em suas casas, desde então se popularizou na Europa e aqui foi crescendo cada vez mais criando sua identidade, hoje é sinônimo de cultura e arte Argentina. Aqui em Buenos Aires você poderá encontrar regalos bastante originais para presentear ligados ao tango, como pinturas, desenhos, estatuetas, roupas, sapatos, colares e pingentes com o famoso casal dançando, bem como de cantores de tango famosos.
Vinho
A Argentina é um dos cinco maiores produtores de vinho do mundo, sua história se inicia no Séc. XVI com a chegada dos colonizadores, se difundiu bastante por suas condições climáticas próxima a Cordilheira dos Andes propícias ao cultivo da uva vinífera, mais tarde no Séc. XIX com a chegada imigrantes europeus que aqui se instalaram, houve um próspero desenvolvimento não só agricultura vinífera bem como um todo, em aspectos industriais, de produção e ferroviário.
Das variedades de castas que existem as que melhor se desenvolveram aqui foi a Malbec, Torrentés e Bonarda, nenhuma das três tem origem na América do Sul, mas se adaptaram muito bem e atualmente quando se fala em vinho argentino o vinho Malbec se destaca como ícone, símbolo mundial.
Aqui você pode encontrar vinhos em adegas especializadas, supermercados e até em mercearias, e o melhor você pode levar como mala de mão (até seis garrafas), estando eles devidamente embalados, sem risco de ser barrado no aeroporto ou na sua bagagem despachada (dependendo da companhia aérea, a quantidade que você desejar), também embalado, para não correr o risco de quebrar e sujar seus pertences.
Gastronomia
Por último e não menos importante temos as delicias que Buenos Aires tem a nos oferecer.
Alfajor, é um doce tipicamente argentino com influencias árabes e europeias, chegou por aqui há mais de 500 anos atrás, se consolidando como representante oficial da gastronomia argentina.
O delicioso alfajor é um doce como “sanduiche” de biscoito com recheio de doce de leite, que pode estar coberto de chocolate ou não e, por falar nele, o doce de leite também é um queridinho por aqui pelo seu sabor inconfundível e delicioso também é alvo dos viajantes em busca de presentes. Você pode encontrá-los em kioscos, supermercados, lojas especializadas, casas de doces, cafeterias, ou seja, por onde você for poderá provar dessa deliciosa iguaria e leva-los tranquilamente na sua bagagem.
Existem diversas marcas, as mais famosas atualmente são Havana e Cachafaz. Outros menos conhecidos, mas de sabor altamente recomendáveis são, Alfa Pampa, Abuela Goye, Jorgito… Mas se você gosta de algo mais artesanal, temos o Orense, produzido na cidade de La Plata e que tem um sabor cítrico e suave, que agrada a todos os paladares.
Já o doce de leite, além de casas especializadas como a Casa del Dulce de leche, temos também o Havana, o La Sereníssima, o Cachafaz e uma infinidade de marcas que você também pode encontrar no supermercado.
“Mas afinal de contas Baires, onde encontrar todos esses tipos de presentes?”
Rua Florida
Situada no microcentro, é um importante polo comercial de Buenos Aires, lá você poderá encontrar todos os itens citados.
Rua Lavalle
Corta a Rua Florida tendo o mesmo perfil comercial, muitas lojas, galerias com diversos tipos de produtos.
Caminito
Um importante ponto turístico da cidade, fica localizado no bairro La Boca, onde está situado o estádio de futebol do Boca Juniors. Lá você poderá encontrar também a maioria dos itens citados.
Feira de San Telmo:
Uma feira de antiguidade e também cultural que funciona somente aos Domingos, ela toma por quilômetros da Rua Defensa, milhares de pessoas de todas as nacionalidades passam por aí neste dia, a feira passa também pela praça Dorrego umas das praças mais conhecidas e famosas da cidade, rodeada de bares, cafés e restaurantes, na praça você poderá assistir apresentações de tango e música, passará também pelo mercado de San Telmo, um antigo e charmoso lugar que vale muito a pena visitar.
Durante percurso da feira você irá se deparar com e uma infinidade de artigos, comidas, antiguidades, curiosidades, couro, artesanato, coisas esotéricas, plantas, pinturas, e outras coisas tipicamente argentinas, que estarão disponíveis para compra. Vale lembrar que algumas barracas aceitam cartão de credito, outras somente efetivo, se você estiver aqui num Domingo, não hesite, vá até a feira, será uma experiência incrível, sem contar que lá você poderá encontrar também todos os itens da nossa lista.
É sempre bom ter vocês por aqui, viajando conosco nessa aventura e desbravando essa cidade maravilhosa que é Buenos Aires. Desejo que sua viagem seja divertida e cheia de momentos especiais.